Páginas

domingo, 20 de fevereiro de 2011

AGRE ATRASA OBRAS DO CONDOMÍNIO IKE

Primeiro programado para ser entrege em outubro de 2010, o Condomínio IKÊ já sofre com atrasos em sua obra. Pelo contrato firmado com a AGRA, que posteriormente passou a se chamar AGRE e agora atende por PDG REALTY, os apartamentos deveriam ter sidos entregues em dezembro de 2010. A empresa utilizou prerrogativa de contrato para atrasar por mais 180 dias a entrega das obras, o que passaria a entrega das chaves para junho de 2011 e agora já temos informações extra oficiais de que a entrega só se dará em 2012.

7 comentários:

  1. Também tenho comprei 1 apt no ikê. heltonbc@yahoo.com.br. Quero saber de mais notícias

    ResponderExcluir
  2. Meu nome é Jadson, sou uns dos que adquiriram uns dos apt. no Ikê, gostaria de receber informações e participar das próximas reuniões.

    ResponderExcluir
  3. O meu e-mail para contato jadson@bahiapartner.com

    ResponderExcluir
  4. É sempre interessante nós trazermos o máximo de informações a respeito e obter diversas opiniões, pois não podemos ter mais prejuízo, além do que já estamos experimentando. Eu, por exemplo, estou pagando aluguel na Barra, contrato que teve que ser renovado a contra-gosto do proprietário.

    Quanto ao advogado consultado, ele me disse que pedia dano moral até o Superior Tribunal julgar que não cabe dano moral por pequeno atraso, mas apenas quando ocorrer um grande atraso ou a obra não foi entregue. A justiça acabou o contrato e mandou pagar dano moral. Mas, por pequeno atraso não se pagou. Ainda que um tribunal estadual ou outro julgue a favor, as construtoras vão recorrer até a última instância para não abrir brecha para os demais, visto que elas atuam em todo Brasil.

    Agora, respondendo sua pergunta: se o escritório consultado por mim ainda não continua pedindo dano moral. Eles me disseram que não mais pedem dano moral, tendo em vista que em última instância foi negado. Isso me deu muita confiança, pois o tema foi praticamente "ensinado" com muita transparência . Se o escritório que vc indicou ainda pede mesmo assim, me parece um tanto estranho, pois de duas uma: ou eles não conhecem essa decisão mais recente (coisa que eu acho difícil) ou então querem aventurar com o direito alheio a troco de vender uma ilusão; coisa que não desejamos.

    Meu velho, não estou aqui para defender um ou outro escritório de advocacia, mas não devemos nos simpatizar ou dar preferências sem o mínimo de certeza quanto aos nossos direitos - Não ao que achamos ou ao que determinado profissional entende, mas ao que realmente está valendo, ou seja, decidido pelos nossos tribunais de última instância, pois são eles que realmente vão definir a questão. Também foi dito que se nós perdermos algum pedido corre-se o risco de termos que pagar as despesas do processo proporcionalmente.

    Segue uma notícia que eles me enviavam: Ao ler a manchete parece que se paga dano moral, mas lendo com mais atenção logo verá que a decisão quanto a pequenos atrasos não é devido o dano moral. O escritório consultado foi: CARVALHO E SILVA ADVOGADOS ASSOCIADOS: http://www.cesadvogados.com.br/


    VEJAM O LINK DA DECISÃO:

    http://www.editoramagister.com/noticia_ler.php?id=51489&page=1

    meu e-mail é cauguedes@hotmail.com

    Cláudio

    ResponderExcluir
  5. RESPOSTA DO DR. HENRIQUE GUIMARÃES
    PARTE 1
    Prezados Srs. adquirentes dos empreendimentos IKÊ e TAMARÍ da PDG.
    Tomando conhecimento de que fui citado nominalmente neste blog por um dos adquirentes, que estaria retransmitido a opinião de outro advogado, venho apresentar as devidas respostas ao ataques gratuitos de que fui vítima, no sentido de esclarecer a todos sobre as inverdades proferidas publicamente neste Blog.
    Primeiramente esclareço que sou Especialista em Direito Civil e em Direito do Consumidor, membro da Associação Brasileira de Advogados de Família - ABRAFAM, Colunista Jurídico do Site de notícias: www.bahiaja.com.br, do jornalista Tasso Franco, consultor jurídico de diversas redes de televisão e de rádio da Bahia, autor de diversos artigos sobre Direito do Consumidor publicados em sites especializados e em jornais de Salvador-BA, diretor dos Blogs jurídicos: www.consumidorbahia.com.br, www.obrasatrasadas.com.br, www.direitodefamilianabahia.com.br, www.defesadasaude.blogspot.com e www.direitobancarionabahia.blogspot.com, e advogado dos adquirentes de quinze empreendimentos com obras atrasadas em Salvador-BA, dentre os quais o Ikê e Tamarí.

    Ao lidar profissionalmente com diversas causas sobre obras atrasadas, com empreendimentos que sempre possuem um número grande de consumidores, percebi que é algo comum no universo dos adquirentes, que algum deles queira ouvir uma segunda opinião ou indicar para o grupo algum advogado.

    Normalmente, porém, essas indicações acabam descartadas porquanto se percebe uma das três situações seguintes: 1) O escritório indicado não possui nenhum profissional que é Especialista em Direito do Consumidor; 2) O escritório não possui nenhuma causa específica sobre obras atrasadas e quer utilizar o empreendimento como cobaia ou 3) A existência de algum tipo de interesse pessoal na contratação do profissional indicado, ou este é parente (irmão, pai, tio, etc.) ou amigo pessoal do indicante.

    Quanto à acusações específicas que foram feitas nas postagens, são as seguintes:
    a) Que não existe possibilidade de sucesso quanto ao pedido de dano moral, e que por isso se estaria vendendo ilusão;
    b) Que se não for concedida a indenização por danos morais o cliente terá que pagar as custas proporcionais ao pedido;
    c) Que “soaram estranho” os pedidos de congelamento do saldo devedor e anulação da cláusula de tolerância;
    d) Que seria uma grave questão a cláusula que dá em garantia as unidades aos credores da construtora e que seria advogado mal intencionado;
    e) Que os aluguéis (lucros cessantes )só deveriam ser pedidos no final da ação.

    RESPOSTAS
    a) Sobre o dano moral – Primeiramente, a nenhum dos seus clientes este profissional prometeu como certo o deferimento do pedido de danos morais. Em segundo lugar este pedido fundamenta-se na tese do dano moral contratual, que vem evoluindo e ganhando cada vez maior aceitação na doutrina e na jurisprudência. Veja-se que há muito o STJ não aceitava dano moral por simples atraso. De algum tempo pra cá já aceita para atrasos mais longos. A tendência natural, seguindo a evolução doutrinária sobre o tema é que, daqui há alguns anos, talvez quando lá chegarem as nossas ações, passe a aceitar para atrasos menores. Isso se chama evolução jurisprudencial e sempre existiu no Brasil e em todo o mundo. Veja-se a recente decisão do STF quanto ao casamento entre pessoas do mesmo sexo. Há alguns poucos anos atrás era impensável ser acatada essa tese pelo STF e hoje já é uma realidade. Ademais, fundamentam o pedido, conceitos novíssimos do direito do consumidor, como da perda do tempo útil, por exemplo.

    CONTINUA...

    ResponderExcluir
  6. PARTE 2
    b) Sobre o pagamento de custas no caso de indeferimento do dano moral – Também não está correta esta avaliação. É sabido no meio jurídico que, quando uma ação judicial possui vários pedidos e apenas um ou dois deles é indeferido caracteriza-se o que se chama de sucumbência mínima, o que não acarreta no pagamento de custas por essa perda mínima, conforme provado nas decisões abaixo. STJ:
    PROCESSUAL CIVIL - SUCUMBÊNCIA MÍNIMA - HONORÁRIOS ADVOCATÍCIOS. Havendo sucumbência mínima, os honorários de advogado serão pagos, por inteiro, pela parte que sucumbiu em maior proporção. Recurso provido. REsp 209209 PR 1999/0028101-2 Min. GARCIA VIEIRA14/06/1999 1ª Turma Publicação: DJ 16.08.1999 p. 54

    EMBARGOS DE DECLARAÇÃO. AGRAVO REGIMENTAL EM RECURSO ESPECIAL. HONORÁRIOS DE ADVOGADO. SUCUMBÊNCIA MÍNIMA.
    1. Tendo a embargante/recorrente decaído de parte mínima do pedido, devem os embargados/recorridos arcar com a totalidade das custas e honorários de advogado. 2. Embargos de declaração acolhidos.
    EDcl no AgRg no REsp 980678 / MS2007/0198803-0 Min. MARIA ISABEL GALLOTTI – 4ª Turma. Publicação24/06/2011

    Além disso, se no meio de uma ação com 10 pedidos, por exemplo, metade for aceita e metade for indeferida, existe o que se chama sucumbência recíproca, possibilitando a compensação de honorários, situação em que não existe a obrigação de pagamento para nenhuma das partes litigantes.Jurisprudência do STJ abaixo:
    ADMINISTRATIVO. PROCESSUAL CIVIL. VERBA HONORÁRIA. SUCUMBÊNCIA RECÍPROCA. JUSTIÇA GRATUITA COMPENSAÇÃO. POSSIBILIDADE. PRECEDENTES. POSSIBILIDADE DE COMPENSAR AS VERBAS FIXADAS NA EXECUÇÃO E NOS RESPECTIVOS EMBARGOS. EXISTÊNCIA.
    Havendo sucumbência recíproca, é possível a compensação dos honorários, não sendo cabível qualquer distinção por se cuidar de beneficiário da justiça gratuita. Precedentes.
    AgRg no REsp 1175177 / RS2010/0003773-6 Min.LAURITA VAZ
    AGRAVO REGIMENTAL NO RECURSO ESPECIAL – 5ª Turma Publicação DJe 28/06/2011.

    c) Que “soaram estranhos” os pedidos de congelamento do saldo devedor e de anulação da cláusula de tolerância. Quanto a isso só posso dizer que estranho é tudo aquilo que não se conhece, de que não se tem domínio. Desta forma reservo-me ao direito de não apresentar as razões e fundamentos jurídicos, posto que se o fizer, ficará tão claro, que começarão a utilizar, também, os nossos argumentos. Os nossos clientes, no entanto, os conhecem;

    CONTINUA...

    ResponderExcluir
  7. PARTE 3

    d) Quanto à clausula de hipoteca das unidades ao credores ser um “problema mais grave” - Mais uma vez está equivocada a informação. Desde 2007 já foi editada pelo Superior Tribunal de Justiça a súmula 308, que traz o seguinte texto:

    “A hipoteca firmada entre a construtora e o agente financeiro, anterior ou posterior à celebração da promessa de compra e venda, não tem eficácia perante os adquirentes do imóvel”

    Isso equivale a dizer que não possui eficácia jurídica alguma as cláusulas contratuais que trazem tal estipulação, sendo até mesmo desnecessária uma declaração judicial em tal sentido. Em outras palavras, não é necessária uma atuação prévia do advogado para essa questão, pois caso haja uma tentativa de execução do agente financeiro basta uma defesa simples argüindo a súmula 308 do STJ e em muitos casos nem isso é necessário, pois o juiz da causa já aplica a súmula de imediato. (isso não remete a vender ilusão, ou estar mal intensionado?);

    e) Sobre a questão de que a liminar pode ser cassada e os adquirentes terem que devolver os valores recebidos. Informo que, caso alguma liminar seja cassada, caberá recurso contra a decisão que a cassou e este recurso será encaminhado ao STJ. O relevante é que o STJ já firmou jurisprudência pacífica sobre o direito dos adquirentes receberem aluguéis em razão do atraso das obras. Qualquer um pode fazer essa pesquisa no site do STJ e constatar que as decisões são sempre nesse sentido. Além disso, se alguém tiver esse receio, é só deixar os valores depositados pela construtora na conta judicial, só mexendo ao final do processo. Nesse caso não seria uma forma de já garantir de logo algum valor em conta em caso de quebra futura da construtora?

    Finalizando, reafirmo ratificando a seriedade, a capacitação técnica de excelência e compromisso absoluto com a ética e a dignidade profissionais que sempre distinguiram o Escritório Henrique Guimarães Advocacia Especializada no mercado, entre os seus clientes, colegas, órgãos da imprensa televisiva, escrita e eletrônica.

    Assim é que acusações pessoais injuriosas e difamatórias como “mal intencionado”, “vendendo ilusões” ou outras de cunho igualmente chulo não serão toleradas e sujeitarão o autor às responsabilizações legais cabíveis, no âmbito civil e criminal e, caso partam de colegas, igualmente responderão perante o Tribunal de Ética e Disciplina da OAB/BA.

    Henrique Guimarães
    Advogado
    www.henriqueguimaraes.com.br

    ResponderExcluir